segunda-feira, agosto 09, 2010

Lendo na Rede



Armei minha rede e levei o notebook comigo. Navegando pela internet, esbarrei com a “ilha = blog”, do escritor João Paulo Cuenca. Para nossa alegria e contentamento, existem vários textos do rapaz soltos no varal virtual.

Para quem não conhece o moço, ele nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e é autor de “Corpo Presente” (Ed. Planeta, 2003) e de “O dia Mastroianni” (Ed. Agir, 2007), além de ter participado de diversas coletâneas de contos. Atualmente, o vi no twitter e no “Blog de Anotações de João Paulo Cuenca”.

Lendo mais um pouco, descobri que, em 2007, ele foi selecionado pelo Festival de Hay e pela organização do festival Bogotá Capital Mundial do Livro como um dos 39 autores mais destacados da América Latina com menos de 39 anos.
Localizei textos do João Paulo Cuenca e descobri uma crônica muito boa, escrita e publicada por ele, chamada “Cinco segundos”, contida na revista TPM de fevereiro de 2005.
O texto fala sobre o olhar de um homem sobre uma mulher, e o que seria deles enquanto namorados, amantes.

Uma crônica sobre o comportamento simples e leve que diz tudo, sem choques e tampouco constrangimentos, a palavra bem usada para criar quadros mentais.
Pude ver claramente o casal se amando, vivendo cada dia e cada noite com paixão e amor. Cuenca mostra o que seria deles num mar de fraquezas e cobranças do amor que nasce para morrer massacrado pela rotina. As sutilezas, as liberdades, os pequenos crimes contra o amor. A convivência a dois é desnudada rapidamente e dela feita o que achamos de relacionamento. Para quem quiser saber um pouco mais, fica aqui o blog dele com algumas de suas crônicas, e meu obrigado por uma leitura tão estimulante para as ideias.

Alguma crônica de João Paulo Cuenca


Ler é tudo de bom e na rede fica melhor.


beijos mordidos

Nenhum comentário: